4.5.10

Concordata

Fui educado na concórdia. Concórdia vem de coração. O campo argumentativo foi desprezado pelo meu cavalo que sempre preferiu as pastagens tranquilas das verdades dogmáticas. É um prado imenso de comunhão com os seres que nos rodeiam. Se algum espírito mais picardio me procurava para uma disputa de fogos apresentava-me sempre manso. Partilhando o meu farnel e recusando educadamente o que me cheirasse a carnes imoladas. Se insistissem, com peçonha, engolia os seus vómitos e procurava esquecer tal agonia. Verdade. A verdade é una. Só pode ser una, caso contrário perde o sentido. Por vezes as crianças no recreio tentavam convencer-me a fazer o mal. Normalmente corava e tentava esquivar-me sem ter de argumentar.

Tomás Manso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...