10.8.12

Homem Branco é Tão Bonito


Todos vimos na BBC aquele homem
aterrado de medo ao ver chegar
o primeiro homem branco rio acima
a navegar impetuoso numa piroga

agarrado à cabeça pedindo clemência
e com ele toda a selva se fechou
sobre si mesma, as nuvens roubou a
luz por segundos calaram-se os
pássaros o rio ficou como aço
só uns tantos ruídos de desconforto
um ranger de lianas apertando a atenção
um sussurrar em línguas soluçantes
onde as águas tocam as margens

e esse fantasma branco desconhecido
passa gelando a própria humidade
evolada da cama de vegetação morta
incensando tudo duma neblina cheia
de sentido (que falem primeiro os mortos)
seguidamente arda o medo reverencial
e só então assegurado de que a hecatombe
não será súbita falará o temeroso
e simples espírito suplicante
"que queres que faça?"

Senhor que queres que eu faça
senhor da técnica, tu que já
viste muito mais que eu que apenas
pesco do alpendre da cabana
construida por meus pais
conheço os nós do meu arpão
e a bestialidade da selva
que eu humildemente saco
e louvo como a uma divindade
mas vós sois mais pois a cruzaste
amansando os seus rios indiferente
aos ataques dos animais e sem temor
da noite escura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...