13.7.10

Mareado III

Perseguições de lanchas da polícia marítima no Tejo durante a noite. Uma espécie de Padrinho lisboeta com controlo das discotecas, perversão de menores, palacetes em Sesimbra e na Arrábida em zonas de proteção ambiental.
Observava as mouras que se banhavam nos tanques através do mata-cães. “Omar, Omar...”

4 brasileiros abriram um bar num posto de transformação abandonado, perto duma urbanização que não chegou a arrancar para além das infraestruturas. Os brazucas vendiam cachaça 51 comum punhado de areia para encher a barriga e dar um ar mais tropical à beberagem.

As potências envolvidas são sempre as mesmas:
Inteligência, vontade, paixões, força física. Só variam as proporções. Podemos ler como uma fórmula matemática o passado, mas os factores presentes são demasiado livres para que possamos adivinhar o futuro e aí é que está a graça.

"A finalidade primária é naturalmente curativa a disciplina, as ameaças e pancadas são necessárias tanto quanto o tratamento médico na verdade, nada é mais necessário e eficaz para a cura dessa gente que forçá-la a respeitar e temer a intimidação. Com este método, a mente, mantida a freio, é induzida a renunciar à sua arrogância e logo se torna mansa e organizada. É por isso que os maníacos curam-se com maior rapidez se são tratados com a tortura e a detenção em cela mais do que com os medicamentos."

No insigne Hospital de Nápoles, os loucos são mantidos com uma alimentação tão reduzida que se tornam como esqueletos. Pouco a pouco, diluídos os humores maus e trocado todo o sangue, acredito, que alguns deles fiquem com a cabeça curada.

Avô ensina-me palavras novas. Sim filho:
Persengulatro - Sensação ou sentimento de que algo não é o indicado para mim mas que é muito bom para outra pessoa.
Calcibar - Percepção de que uma acção é moralmente má mas que dá prazer concretizar
Bifitro - Sensação súbita de frio e calor ao mesmo tempo
Lovasta - Acto de amar que provoca a morte do ente querido
Ansebrance - Sensação agradável de se merecer um castigo violento; ânsia de sofrer em reparação de faltas cometidas

Um Cruzeiro que parte de Santa Apolónia e um torreão do Estado Novo que divide as águas do Tejo. Existe uma sabedoria das ruas. É feita dos conhecimentos dos ansiãos, reformados, estrangeiros de passagem, miscigenadas culturas, universitários a meio tempo, bandidos, traficantes, vagabundos, visões distópicas da sociedade, raiva, chavões milenares, canções, sagas, televisão.
É sem dúvida rico. Marinheiros e industriais recém despedidos também ajuntam suas teorias. É quase um espírito. Um espírito partilhado. Mare Nostrum.

Tomás Manso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...