31.7.12

Baldios do Brandão


Chaparro do Homem à sombra das sombras do Tempo
amparas as tardes nos teus ramos
impões silêncio às orgulhosas asseiceiras
que se arrastam indomáveis nas planícies
tentei vaguear nestes destroços de paisagem
sondada no húmus do Brandão
Chaparral imenso que escondes o Poço da Partilha
dedilha a cigarra entre uns canaviais
ao longe na Barragem do Vinte e Dois.
Cada talhão deste solo, cada chapadão
largado à selvajaria das estevas
me implora para que ali me enterre
me alimente do que céu dá
me irmane de cada coisa e gaste uma eternidade
contemplando cada folha e cada pedra
todos os humores dos céus e conheça
o ardor e o gelo da terra
Sesmarias terra do inculto e do abandono
onde pastam a solidão e o vento.
Maninho estéril que te levantas infecundo
congregação de baldios solos incultos semeados de ignorância
respiram ao longo dos séculos sem donos que vos dominem
primos das Enxaras e das charnecas avancem sobre vós as estevas
a chupar-vos o sal das rochas brancas estilhaços de sol
lamente-se a cornicabra sedada do chá da alcachofra velha.
retirado entre sesmos escondido dos aceiros
fujo do fogo que corta a eito
a plantar-me no alto de todas as serras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...