8.5.10

Royksopp - What Else Is There (Trentemoller Remix)

Melra

Poiso o olhar em tuas penas de melra arisca
Mas escapa-me o teu olhar
Não que o não tivesse prescrutado
À sombra dos antigos roseirais por onde te resguardas
Esses olhos de menina incandescente demais
Para tão delicado rosto
Não que os não tivesse tentado
Ler na centelha da tua asa negra
Escondido atrás da arma de lágrimas
A mira fica cega


Manel Bisnaga

Semana-silêncio

Retro-iluminadas fábricas de escândalo-halogéneo
Da penumbra-vergonha da noite dominical- pecado
Com teu fumo-lento onde pedalas próxima semana-silêncio
Silêncio


André Istmo

Reclina

Reclina as costas sobre o firmamento da noite
E contempla-nos temeroso o temor
Que da tua noite temos

Alargámos ao máximo as cúpulas de pedra
Para te sonharmos de ouro presente
No sopro da tua luz
Que sobre nós cai do zimbório

Zé Chove

4.5.10

Monastery of St. Catherine in Sinai

Concordata

Fui educado na concórdia. Concórdia vem de coração. O campo argumentativo foi desprezado pelo meu cavalo que sempre preferiu as pastagens tranquilas das verdades dogmáticas. É um prado imenso de comunhão com os seres que nos rodeiam. Se algum espírito mais picardio me procurava para uma disputa de fogos apresentava-me sempre manso. Partilhando o meu farnel e recusando educadamente o que me cheirasse a carnes imoladas. Se insistissem, com peçonha, engolia os seus vómitos e procurava esquecer tal agonia. Verdade. A verdade é una. Só pode ser una, caso contrário perde o sentido. Por vezes as crianças no recreio tentavam convencer-me a fazer o mal. Normalmente corava e tentava esquivar-me sem ter de argumentar.

Tomás Manso

Melra Arisca

Poiso o olhar em tuas penas de melra arisca
Mas escapa-me o teu olhar
Não que o não tivesse prescrutado
À sombra dos antigos roseirais por onde te resguardas
Esses olhos de menina incandescente demais
Para tão delicado rosto
Não que os não tivesse tentado
Ler na centelha da tua asa negra
Escondido atrás da arma de lágrimas
A mira fica cega

Manuel Bisnaga

Oh Mãe Fermosa

Oh mãe fermosa que do alto do monte
Nos sorris gloriosamente solicita
Amansa a fúria dos homens que a ignorância
Os olhos dos teus filhos tolda

E se a aparência do podre fruto é louçã
A alma estende a mão ao demo
E a criança dança e dança
Liberta-nos antes que nos afundemos

André Istmo

30.4.10

Carnes

Tendões

Sonhei a tarde toda
Com um estilhaço de vidro duma montra
A cravar num joelho flectido
E ao esticar a perna com a dor
A lâmina a alavancar a rótula
Que fica ao pendurão amparada
Nos esfrangalhados tendões

Rui Barbo

29.4.10

Somos o Sol

Com toda a confiança nós somos o  sol
Sobremaneira resplandecentes
Igualmente fogosos sobre todas as superfícies.
Os vales escarpados de árvores velhas,
As cidades com as suas tampas de esgoto
Equilibradamente horizontais,
Os olhos das mocetonas casadoiras e os do pedinte
Sem pernas perto da ponte por onde passa, em
Tudo o sol resplande e para todos
É excelentemente igual

Tomás Manso

Provérbios

Corredores

Compartimentos vazios
Tinta branca de areia
Chão de tacos húmidos
Halogéneo nas lâmpadas
Corredores mais corredores
Sons fechados:
Os meus passos,
As traças excitadas
E um estranho rumor de gerador emparedado
O tecto é baixo
E sufoca a solidão
Asma respiração
Sinto-me demasiado perto
Porquê continuar?
Não têm fim os meus passos
Neste oco labirinto
O meu corpo cresce
Torna-se desmesurado de tudo é medida
Detesto o meu vulto
A sua omnipresença desconfiada
E tento humilhá-lo
Vergo-o e cuspo
A redenção não virá
E mordo-me em confirmação
Da verdade

Lúcio Ferro

28.4.10

Massa

Uma e outra vez se corta a branda
Massa e de novo amassa o tenro
Bolo. Incha. Um sopro
Um beijo em movimento
Incessantemente solto.
Abraça, estica o pão leveda
E exala o coração azedo
Da semente lacrimosa
Profundamente macerada,
Esmagado sufocado
Pelas mãos famintas
Eternamente famintas

Zé Chove

Átrios Teus

Átrios teus configurações da pureza, ares de pedra
Colunatas que suportam a tua sombra que sobre tudo desce
Onde os passos ecoam solitários por entre o buxo e as fontes jovens

Lúcia

21.4.10

Gehry on Seixal

Folks

Eu vi o que vi
As lanternas só iluminam os nossos passos
E neste rio perdidos na noite
Cegam-nos os galhos dos salgueiros nos olhos
Eu vi o que vi
E as nossas vozes já só se encontram ecoantes
Separadas por montes e vales de escuridão
Eu vi o que vi
Nos reflexos da água escura refluem as memórias

Lúcia

Coração-sicário

Amordacei meu lebre-cão
Vermelho em cilício de adamântio
E atazanei-o sangue enebulizado
Nos interstícios do focinho-arame
E vê-lo assim submisso
Fez coalhar na língua o louro
Do Império sobre o Coração-sicário

Diniz Giz

Focar

Abrenúncio
Clavicórdios de paixão
Abrogo absolto absalão
Rémora engalfinhado golfinho
Núbil ignóbil grácil
Gravoso bálsamo gangreno baleno
Lanudo lineu lontano
Sublimação estampido
Sardoalhos escalpados no pescoço
Clemonceau lamermont
Bulício lamuriento lábio lévre
Lastro trambolho escaravelho
Escalfado esclerótico
O tumulto loiro incontido
Desperta da felpuda boina
Havemos de assistir às agressões
E aos choramingos em pleno metropolitano
Em Havana aos Domingos
As mulheres agarrando as têmporas
Não se esvaia o decoro e o pudor
Resguardai os vossos sentimentos.
Ceifai o viço do vosso coração estiolado
Manel Bisnaga

19.4.10

Karin Dreijer

Amor meu amor

Querida acordei em agonia de febre eram 3 e 33 de encharcado suor
Dei por mim sem ti sem teu robe de cetim acetinado e tua pele pelos 50 soprada
E caía caía dum balão sem ti caía de roupão vexado pela população
Que gozava com meu brasonado roupão de turquesa e pelas ligas das meias
E caía e caía e na queda envolvido pela espiral das nossas vidas
Quanto interesse mútuo quanto conforto o aroma do meu cachimbo
Tingia a paisagem de câncro amortalhado no teu cabelo negro recém pintado

Filipe Elites

18.4.10

Sem Fim o Fundo

Catatónicos face ao esfácelo
O mar interior da alma
Sem fim o fundo do Abismo
Vorazmente sôfrego num ronco
A escancarada goela atrai-nos
Mergulhamos e embatemos no espelho
Dum outro pélago o das estrelas
E entre os dois infinitos nos rasgamos

Orlando Tango

16.4.10

The Knife

Impulsos

O ar tinge sulforosas manhãs de gelo nos sonhos gris:
Os acontecimentos e as imagens presentes são amalgamados e
Trefilados num fuso até que se produza uma só nota, um tom primitivo ancestral que
Ondeia como um mantra até ao infinito, produzindo uma certeza indelével.
Essas certezas que impulsionam a alma. Se sonharmos muito multiplicam-se as certezas e
O corpo densifica-se de inércia e dissipa-se a vontade, a alma passa a vaguear junto
Dos precipícios e falésias sobre o mar com ânsias de infinito, mas
Sem se mexer: a loucura do mergulho

__________________ eternamente 


_________ansiado e 


adiado




Nicolau Divan

Cabras

Engrossa a destreza de esgravatar o mal o cómico e o desagradável
Filtros ocres que tingem a volumetria do teu quarto
Expandem os valores da tarde escaldante das cabras arfantes
Junto aos muros e se os seus sôfregos galhos se engancham nos da azinheira brava
Ai a malvadez dum olhar satânico transpirado
O nagalho, a faca, o sangue, o corte, o espasmo

Orlando Tango

14.4.10

Talk Talk

A Glória é o Peso do Ser

Secreta utilidade
Olhos teus alqueires da glória
Aliviai-me do lastro da imundície
Com vossas mãos peneirai o joio
Com mão branda não
Com a mão firme calibrai a essência Oh
Argêntios dedos bisturis da aparência
E se da podridão inerte
Fluir infrene quiser a paixão...não
O permitas
Se ao menos nos ameaçassem
Os cactos ou as fauces da cascavel não
Tomai-lhe o peso
Mas no vosso Coração

André Istmo

M&M

Memórias amordaçam-me até
À mansão do sono mel morno
Embota-se o murmúrio mudo
Do moldar oleiro do mundo

Lepurino Cornudo

A Importância do Toque

Aparência da aparente suculência do fruto
Esfuma-se ao toque polvorento
Fruto esboroa-se a imagem da grossa maçã
Encarquilha-se em crosta velha

Filipe Elites

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...