19.8.12

Cantares de Coimbra


todo o bem que não se alcança
mora em nós como uma dor

Oh belo luar em calda
derramado na cara da água
vieste para me atormentar
que me ia atirar ao mar

se o governo não quer
que eu jovem vá trabalhar
largar o couro pla pátria
o que eu hei de fazer
só me resta agradecer
hei-de passar uma década
pela casa a vaguear
entre o quarto e a sala
coçando o rabo e o saco
mas também hei-de implorar
uma reforma aos 40
para me poder alimentar
e vou cantar com o zeca
ao som da cabra coimbrã
está na hora da cama
não chamem mais por mim

HINO

Ondas que se persignam
e ajoelham devotas na praia
carpem os retábulos das escarpas
jaculatória gaivotas pairando
até que brame o céu
e o filho temente ao pai irado
o cenho cerra e de rosto plumbeado
se recusa a louvá-lo
torna-se manso e morno
vómito salobre e podre
estagno de naus e caravelas
vinde oh vento correr a entregar-te
como dádiva e símbolo do teu pai
e faz de nós um mar novo

túneis e poços


Túneis descendo húmidos
de água podre e limos,
recônditos medos
eternamente suspeitos
que surgem no caminho,
vapor de lamaçal imundo

homem interior que esmaga
na mó do seu moinho sonhado
vivas criaturas dançando
na corrente do rio em sangue

E o leito do rio há pouco morto
transpirava a cada lamento nosso
um bafo de lama húmido de mofo
do monstro negro escondido no lodo

entre árvores uma neblina escura
rasgada a medo com tremuras
em busca da luz cada vez mais funda
coada entre brumas, frio crepúsculo

sobre os limos secos em passos lentos
tristes se afogam nossos pensamentos
na manta morta que a noite sepulta.

mergulha no poço
meu filho
que eu fecho a tampa ao teu vazio
tijolos unhas e choro

post mortem


fiquei pesado.
Como chumbo no peito.
O lastro da tristeza dos outros afoga-me.

Intoxicado de amargura num castelo de areia
que se quer desfazer mas o vento não derruba
Asfixiado com a vertigem dum dia solarengo,
arde o deserto de fora e o de dentro

As músicas embalam esta densa melancolia,
enquanto lembro o seu sorriso de alegria...
Foram curtas as notícias um soco no peito
doce remédio amargo veneno

Quis falar mas sofrerei sozinho.
um baixo de lágrimas convulsas
licoroso tórax suspendo o juízo
calo-me, meço a onda e mergulho

Vocação


Se um trote se aproxima em pedra
Serra da alma desolado castelo
Um beijo do arauto clara trombeta
Nas muralhas nova vida desperta

Recorda-te da água luz entre os pés
seminus garimpávamos a noite
no gelo da sombra leito do rio

Canção Élfica

Ah o mistério suspiram
Os troncos por vulto estranho
Um carreiro de formigas
cruzam em silhoueta
na desfocada fogueira
O sacrifício aguarda
pelo corpo sacrificado
As árvores lêem no musgo
uma indulgência perpétua
silêncio que permanece
Caminho seguro de ascese
Permanência de mistério

Criação


Perturbou-se o vento fez
Tremer a folha iluminada
Nos corredores arejados
Duma antiga biblioteca

A densa noite aguça o
Nó da verticalidade
Da multidão das árvores
Limalhas de luz e pó

E o silêncio desmentido
Em proverbialidade
(extracta)
Acrescenta opacidade
Ao branco claro do livro

Ogiva da biblioteca
Pauta e sulca os sons do dia
Ser dum universo espelho
Ponte sobre a noite fria

Escrita anelar em água
Cascata de lenho e espírito
Quase um bicho, um bicho quase
Ungido no espirro divino

Atoleiro da Noite


Desenterrado das areias só conheço
a noite e vejos os fogos na outra margem
do pântano livres da multidão
dos grãos os galhos veneram a lua

A água e a lama lambem-se uma à outra
em polvorosos lamentos as raízes
Entumescendo ao crisol dos ventos
gritam os fogos carpindo as árvores

decompostas no atoleiro da noite
A carne envolve o tronco à árvore o sangue
prova a seiva compadecida dos lenhos

sinal da casca e percorre os leitos
desde as raízes identifica os séculos
eleva-se, busca os ventos com os dedos

perdidos entre os ramos que só a noite conhece

Linha


Um monumento de céu
desenha o horizonte
essa linha infinita é elusiva
charneira entre o que a vista alcança
e o que só o coração adivinha

Rochedos Mar e Suicídio


I
entre os rochedos
junto à baía
com vento na cara
sinto me almirante
um gigante que enfrenta o vento
rebenta a espuma entre as gargantas
com um silvio arrepiante das fossas
engasgam-se as entranhas das covas e grutas
e arrota com estrondo o peito da praia
por sobre os chapadões recobertos de cracas aguçadas
que o mar engole com terríveis remoinhos

II
à tardes que saudade me sufoca a garganta
então venho até aqui ver sofrer o mar
e já não me sinto afogar sozinho
toda a costa soluça com a brutalidade das vagas
e as fossas soluçam de espuma até ao céu
a ventania substitui-me as lágrimas
pelas gotas salgadas do atlântico
e nessas noites sinto-me respirar Lisboa
encalhado no sopé do Pão de Açúcar
a saudade é um exílio
quem a sofre é uma andorinha na gaiola
o desespero é um suicídio

III
Venho até aqui ver morrer o mar
suicidando-se com estrondo
rebentando seus múltiplos crâneos
contras cabeçudas rochas
como um almirante aqui ao vento
sozinho enfrento o rugido
infernal das vagas impotentes
tentando subir eternamente
para a terra que lhes é negada
uivando de saudade e sal
como um moisés nos muros
da sua nunca jerusalém
só tocada pelos seus filhos
a intensa chuva purificada
aqui me tenho procurando ver mais
fundo por entre os remorsos
revoltos do oceano cheios de raiva
súbita que logo engole transbordante de paz

16.8.12

Ã

serás o melro na manhã
curvada beijando
a terra molhada
e quem por ti passe
há-de lembrar-se
do trevo que ao vento dança

Abertura do Mar Vermelho

Só vejo o bem por todo o lado.
A ordem da disposição
das montanhas e dos penedos,
a alvura da lua na
superfície do mar,o aroma
da transpiração verde da
vegetação. Os seus olhos
brilham e a lua grita lá
fora cheia de noite. Não
sei se me sinta mais forte ou
mais fraco, penso que perco e
ganho forças na sua presença.
Inspiro fundo a verdade
e tento compreender nas
subtilezas do seu sobrolho.
O sangue atropela-se nas veias como um mar vermelho e
violento queda-se em muralha
antes de chegar ao coração
num pico de êxtase quando as
palavras me chegam aos lábios
quero ficar em tua casa.

redo

Ontem vimos o poeta Ruy Belo na Praia Vermelha
de sunga encarnada e rosto sangrado
com os dedos debruçado sobre a areia
enterrados contando até dez, um a dez.

outra vez de um a dez de um a dez.

Uma pança encavalitada leve
projecção planificada no mar
do pão de açúcar na retina aberta
desfocada de sol, selva e sal

outra vez de um a dez, um a dez

negritude junior

mulatinha tens os olhos cheios de tinta
preta retinta pretinha linda cheia de pinta
a temperatura da tua pele escalda
escala aos trópicos vulcânicos suor em calda
escorre como cascata por teus membros frenéticos
em dança esquálida ao som da guitarra elétrica
dum médico malinês camisa larga num blues de absinto

10.8.12

Little Gidding, II.4


In the uncertain hour before the morning 
   Near the ending of interminable night
   At the recurrent end of the unending
After the dark dove with the flickering tongue
   Had passed below the horizon of his homing 
   While the dead leaves still rattled on like tin
Over the asphalt where no other sound was 
   Between three districts whence the smoke arose 
   I met one walking, loitering and hurried
As if blown towards me like the metal leaves 
   Before the urban dawn wind unresisting. 
   And as I fixed upon the down-turned face
That pointed scrutiny with which we challenge
   The first-met stranger in the waning dusk 
   I caught the sudden look of some dead master
Whom I had known, forgotten, half recalled 
   Both one and many; in the brown baked features
   The eyes of a familiar compound ghost
Both intimate and unidentifiable.
   So I assumed a double part, and cried
   And heard another's voice cry: 'What! are you here?' 
Although we were not. I was still the same,
   Knowing myself yet being someone other --
   And he a face still forming; yet the words sufficed
To compel the recognition they preceded. 
   And so, compliant to the common wind, 
   Too strange to each other for misunderstanding,
In concord at this intersection time 
   Of meeting nowhere, no before and after, 
   We trod the pavement in a dead patrol.
I said: 'The wonder that I feel is easy, 
   Yet ease is cause of wonder. Therefore speak:
   I may not comprehend, may not remember.' 
And he: 'I am not eager to rehearse
   My thought and theory which you have forgotten. 
   These things have served their purpose: let them be.
So with your own, and pray they be forgiven 
   By others, as I pray you to forgive 
   Both bad and good. Last season's fruit is eaten
And the fullfed beast shall kick the empty pail.
   For last year's words belong to last year's language 
   And next year's words await another voice.
But, as the passage now presents no hindrance
   To the spirit unappeased and peregrine
   Between two worlds become much like each other, 
So I find words I never thought to speak
   In streets I never thought I should revisit 
   When I left my body on a distant shore.
Since our concern was speech, and speech impelled us 
   To purify the dialect of the tribe
   And urge the mind to aftersight and foresight, 
Let me disclose the gifts reserved for age
   To set a crown upon your lifetime's effort. 
   First, the cold friction of expiring sense
Without enchantment, offering no promise 
   But bitter tastelessness of shadow fruit 
   As body and soul begin to fall asunder.
Second, the conscious impotence of rage 
   At human folly, and the laceration 
   Of laughter at what ceases to amuse.
And last, the rending pain of re-enactment 
   Of all that you have done, and been; the shame
   Of motives late revealed, and the awareness
Of things ill done and done to others' harm
   Which once you took for exercise of virtue. 
   Then fools' approval stings, and honour stains.
From wrong to wrong the exasperated spirit
   Proceeds, unless restored by that refining fire
   Where you must move in measure, like a dancer.' 
The day was breaking. In the disfigured street
   He left me, with a kind of valediction, 
   And faded on the blowing of the horn.

T.S. Eliot (1943)  Four Quartets

avulsos


Avulsos para montar umas cançonetas

a água na fonte à noite
não é água é uma canção
no pátio da minha amada
brilha a lua nu'a canção
o pomar na noite escura
é perfume de paixão
prá donzela à janela
que suspira no Verão
cai a lua e uma nogueira
e a lua lá no alto
não é lua é um lampião
quem será o gato preto
que anda como uma sombra
e salta pelo teu muro
mansinho como um ladrão
dona agarre-o com beijos
que o seu peito é uma prisão
Cantam as bruxas no páteo

caçadas noturnas


quando a luz dos dias acaba
muito depois de chegar a noite
não pode ficar mais escuro
todos os animais diurnos dormem
já nos seus ninhos e tocas
o homem diferente de todos eles
caça nos dois turnos do girar da terra
mas para caçar drante a noite
tem de ser um homem de verdade
exíge um treino um habituar dos
olhos a ver no escuro
exige uma oração que amanse
o medo

Homem Branco é Tão Bonito


Todos vimos na BBC aquele homem
aterrado de medo ao ver chegar
o primeiro homem branco rio acima
a navegar impetuoso numa piroga

agarrado à cabeça pedindo clemência
e com ele toda a selva se fechou
sobre si mesma, as nuvens roubou a
luz por segundos calaram-se os
pássaros o rio ficou como aço
só uns tantos ruídos de desconforto
um ranger de lianas apertando a atenção
um sussurrar em línguas soluçantes
onde as águas tocam as margens

e esse fantasma branco desconhecido
passa gelando a própria humidade
evolada da cama de vegetação morta
incensando tudo duma neblina cheia
de sentido (que falem primeiro os mortos)
seguidamente arda o medo reverencial
e só então assegurado de que a hecatombe
não será súbita falará o temeroso
e simples espírito suplicante
"que queres que faça?"

Senhor que queres que eu faça
senhor da técnica, tu que já
viste muito mais que eu que apenas
pesco do alpendre da cabana
construida por meus pais
conheço os nós do meu arpão
e a bestialidade da selva
que eu humildemente saco
e louvo como a uma divindade
mas vós sois mais pois a cruzaste
amansando os seus rios indiferente
aos ataques dos animais e sem temor
da noite escura

...


I've seen the sperm of monster fishes
drifting along the shorline
tracing new paths along my way
i've learn to lose myself in
the dispersion of the universe

olho e reolho a leveza dos seus folhos
miro e remiro a elipse do seu giro

de rabo na boca


Quando escrevo não me lembro de todas
as boas palavras e gasto as que
no pasto solarengo da memória colho
e desfolho para comparar fragrâncias
e ressonâncias. Nem se quer me lembram
então todos os jeitos de dizer as coisas
tesoiro esse de dominar a oratória
desordem isso só eu tenho e
prenho de vontade eu escrevo pensando que...(volta ao início)

entrondas


entre ondas d'internet não avistei
tanta fermosura da feminina
como a que um dia encontrei
naquele reflexo de luz e menina

que me cegou à beira desse lago
sonho debaixo da oliveira acordado
numa aparição assim tão singela
com a água beijando o tornozelo

não havia ondas na visão
só a moça de fones nos ouvidos
mas numa tempestade encapelados sentidos

cresciam em bravias ondas rebentando no peito
e arrepanhando a carne do pescoço
afogavam-me no lago

little lili ilegal


quem vos fez vil oh vil criança
outrora tão pura tão cheia
de graça quem te arrastou à
cave da casa onde dança
o pecado que te incendeia
o corpo e a mim me faz escravo
desta sensualidade vil
com um olhar tão pueril

Filipe Elites

Estoy farto d'esta arte d'encornar


Estoy farto d'esta arte d'encornar teorias
ren sem carne ou fantasias sem sen
aqui en portugal ou na provença
ensinem-me mais ben a armar poesias

entre espartilhos caçá-las eu vou
como entre abraços se enlaça um amigo
embalsamá-las en perfume de amor vou
mhas cansós de escarnho ou de amigo

Cantá-las enton hei de ir à amada mha
a mais fermosa dona que eu achei
pelos pateos do palacio do rey

sou trovador da mais bela rainha
arte há de achar em mha poesia
e encher seu ome de sant'alegria

Hoje eu tou de vara cu rta

quem não tem não é de lá
quem não sai não pode entrar
amanhã não volto lá
o seu zé não tá de bem
sua a menina é safadinha
meu bebé é muito lindo
meu bébé quer cafuné
tua língua é viperina
o teu sonho me alumia
porco berra o gato mia
o teu pai não é o tal
tal e qual o pai natal
o popaye não é um gay
é fortão mas cheira mal
tem a cara deformada
come spinafre mas não caga
no brasil casa de fado
não seria mole assim
as meninas lusitanas
não dariam mole assim
que as garotas cariocas
são malucas por dimdim
dim dim dim diridomdom
o meu fim não é aqui
sai da frente guaximim
que os homens literatos
enriquecem sem ter fim
outros passam toda vida
toda vida sem pilim

almirantado

Venho até aqui ver morrer o mar
suicidando-se com estrondo
rebentando seus múltiplos crâneos
contras cabeçudas rochas
como um almirante aqui ao vento
sozinho enfrento o rugido
infernal das vagas impotentes
tentando subir eternamente
para a terra que lhes é negada
uivando de saudade e sal
como um moisés nos muros
da sua nunca jerusalém
só tocada pelos seus filhos
a intensa chuva purificada
aqui me tenho procurando ver mais
fundo por entre os remorsos
revoltos do oceano cheios de raiva
súbita que logo engole transbordante de paz

Ã? Ah!

como uma sandes e um ucal
alegra me a manhã não gosto de chá

Só quero chegar lá de pança cheia -8 ou 10?

A eles se entregava não a mim a mim não queria
minha mulher é melhor conhecê-la delicie-se em vê-la
brinque com os meus filhos trespasse a frescura dos meus umbrais
Mentirosos aplaudidos no vento não à mais casa só o esgar
barbárie abrupta de tesão alicerces de corrupção
Sida, sida, nos lábios ensanguentados de paixão
Poemas de rua assentes no macadame hinos de devassidão
e esperma. interessa só diversão e espera e senta no meu caixão
diligência desenfreada rasgando a terra das sombras
recostai-vos sobre essas cinzas atafindas dum escuro profundo
vinde comigo brincar ao fim do mundo.

(uns são filhos da puta coitados eu sou marido dela)

7.8.12

O Rio de Janeiro Cheira-me a Vermelho

Praia Vermelha uma cunha de mar
Entre os morros estreito o céu dramático
Desenho ao longe preguiçosas ilhas
na costa uma aura militar esmagada

entre o granito refletindo todas
as gerações em dias de sol após
noites de chuva que a neblina da mata
atlântica depois esqueceu meu Deus

Ao alto dos morros a proteção divina
os conventos brancos pontuam serranias
lá em baixo os portos junto às baías

No meio escravos, gentes, mercadoria
secam-se malárias, expurgam-se espíritos
matamos índios Tupis Guaranis

Despertares

A mim levou-me um sonho a lá acordar
vida sustida, folgo bocejar
eras luminosas passam em simples
intermitência, sono, toque de sino
tocam nas serras os sinos mais finos
soam nos ecos os sinos do meu sono
sonoro símbolo entrecortado ao longe
pelos latidos ainda mais longe um silvo

uma vaga impressão de vale esquecido
vai caindo uma brisa sem sentido
num sobresalto um bocejo sem som

Finda-se um sonho mas ficam-se umas sombras
Um outro eu tenta mergulhar de novo
Na fugacidade tão doce... Despertador

Convento dos Capuchos

palmas das mãos nestas pedras de musgo afago o teu fôlego neste claustro oh Deus do fresco da capela me arrepia o teu sopro do teu cla...